Japão em abril, a primavera chega ao seu auge

A primavera começa em Abril, quando o breve período de florescimento das cerejeiras dá lugar a uma agradável folhagem verde e a temperaturas mais amenas.

O clima é ameno e você pode aproveitá-lo usando jaquetas leves e camisas de manga comprida. É importante pesquisar se você pretende ver as cerejeiras em seu auge de florescimento, já que os períodos variam significativamente de acordo com o ano e o local.

O que saber antes de viajar 

  • Você só precisa de uma lona e algumas bebidas refrescantes para armar o seu próprio Hanami (observação das flores de cerejeiras)
  • Se perder o pico do período das flores em um lugar, você poderá sempre conferir o fenômeno em um passeio a uma curta distância de trem
  • Algumas das melhores regiões do Japão para o hanami ficam em lugares pouco conhecidos

Relaxando sob as flores

O ano fiscal japonês termina no dia 31 de março, deixando boa parte da população local com vontade de relaxar. As festas Hanami são a reposta, proporcionando momentos descontraídos no parque com amigos e familiares. Embora a maioria das cidades tem um ponto turístico de visita obrigatória, é possível aproveitar a experiência do hanami em qualquer parque ou espaço público onde as cerejeiras estejam florescendo.

Ao planejar sua visita, tenha em mente que o período de cerejeiras em flor é curto, mas acontece em escala nacional. Ela começa em janeiro em Okinawa  e dura até maio em Hokkaido  e nas áreas montanhosas.

Sob as luzes 

Tanto o parque Takada em Niigata  como o parque Hirosaki em Aomori  são os principais do Japão para observar as flores durante a noite. O trabalho elaborado de iluminação das árvores tem um efeito impressionante. O parque Takada merece atenção especial graças aos jardins amplos do seu castelo e pelo impressionante corredor de flores. Planeje sua viagem para Takada em meados de abril e para Hirosaki, no final do mês.
 

Floradas de cerejeiras e o Monte Fuji

O Lago Kawaguchi  e a própria Fujiyoshida podem não ser tão famosos, mas ambos são pontos icônicos para ver as flores perto do Monte Fuji.

O primeiro oferece um ambiente atraente à beira do lago, enquanto que o segundo tem um pagode muito fotografado e exibido em materiais promocionais. As melhores floradas nessas áreas ocorrem do início até a metade de abril. 

Florescimento tardio

De meados de abril até o início de maio, o norte de Tohoku e as regiões montanhosas nos Alpes japoneses, especificamente Nagano , Niigata  e Toyama , oferecem diversas opções. É possível que a árvore mais famosa do país floresça no parque Mihara, em Fukushima, da metade ao fim de abril.
 

Mais ao norte, Hirosaki realiza um festival de 22 de abril a 7 de maio de cada ano. Com jardins pitorescos e aluguel de barcos nas proximidades, o Festival das Cerejeiras em Flor de Hirosaki  tem fama de ser uma das principais celebrações de sakura do Japão.

Nem tudo são flores de cerejeira

Para tipos diferentes de flores, vá para o Parque das Flores de Ashikaga  na Província de Tochigi  para o seu famoso evento de observação de glicínias  que acontece de 18 de abril a 20 de maio. O Parque das Tulipas de Tonami  na Província de Toyama  vira uma vitrine floral inesquecível de meados de abril ao início de maio, com 2,5 milhões de tulipas de várias cores.
 

Abertura da primavera nos parques nacionais

O mês de abril não se resume às floradas de cerejeira – o mês também celebra a abertura das regiões montanhosas populares que ficam fechadas durante o inverno.
 

rota alpina de Tateyama Kurobe  abre no dia 15 de abril, oferecendo acesso ao famoso corredor de neve em Murodo . No extremo sul dos Alpes do norte do Japão , a cerimônia de abertura de Kamikochi é realizada no dia 27 de abril, mas o transporte para o parque começa no dia 17.
 

Um eterno favorito em Gifu

Abril, como os outros meses, hospeda festivais diversos, mas se tiver tempo só para um, vá ao Festival de Primavera de Takayama . Com uma deslumbrante variedade de carros alegóricos coloridos e iluminados à noite, a procissão é pura arte em movimento.
 

FONTE: JNTO Japão para Brasileiro. 

Voltar para o blog
1 de 3