Japão em maio, multidões e calor radiante

Maio é o ponto climático ideal do calendário japonês. Nem muito quente nem muito frio, o momento é perfeito para viajar, e é isso o que todos fazem.

O feriado do Golden Week, no início do mês, marca o pico deste período, com trens lotados e hotéis movimentados. Se quiser viajar na primeira semana de maio, não se esqueça de planejar com antecedência.

O que saber antes de viajar

  • O feriado Golden Week acontece entre o final de abril e início de maio, e é um dos períodos de viagem mais movimentados do Japão;
  • Com atrações turísticas lotadas, maio é ideal para explorar as opções menos conhecidas;
  • As serpentinas gigantes em forma de carpa que são vistas nas áreas rurais do Japão em maio são chamadas koinobori, decorações tradicionais para o dia das crianças (5 de maio);
  • A segunda metade de maio é mais tranquila para viajar e é uma boa chance de conhecer o Japão antes da estação chuvosa que começa em junho.

Estampas floridas pelo Japão

Além de Hokkaido onde as cerejeiras em flor duram até meados de maio, a maioria delas praticamente já terá desaparecido no início do mês. A boa notícia é que há muitas outras plantas floridas para serem apreciadas em várias partes do Japão.

Província de Tochigi hospeda um evento de observação de glicínias  no Parque das flores de Ashikaga  de 18 a 20 de maio O festival, que tem um mês de duração, exibe árvores de glicínias de 150 anos, que são iluminadas à noite para um efeito extra. Com fácil acesso a Tóquio , essa é a maneira perfeita de passar uma noite agradável na primavera.

Outro bom lugar para as glicínias é o Jardim das Glicínias de Kawachi Fujien, em Fukuoka . Com auge no início de maio, Kawachi possui um túnel de glicínias perfeito para fotos.
 

Você pode encontrar outros pontos floridos por todo o Japão. As encostas do Parque Litorâneo de Hitachi em Ibaraki  são pintadas com o azul suave de nemophilia do final de abril a meados de maio, enquanto a vizinha Saitama vê o rosa e o roxo da shibazakura e da moss phlox preencherem os campos de meados de abril até o final de maio.

Sumô da primavera e muita festa em Tóquio

O torneio de sumô  de Tóquio  acontece entre 13 e 27 de maio, com ingressos antecipados disponíveis on-line a partir de 7 de abril. O último dia promete mais emoção que o habitual, já que os resultados finais definem a carreira dos concorrentes e podem consolidar classificações importantes.
 

Se você estiver na capital por volta de 20 de maio, considere participar do Sanja Matsuri  no templo Sensoji. Este grande evento, que consiste no desfile de andores pelas ruas, atrai mais de um milhão de pessoas anualmente.

Para os mais calmos, o Tokyo Big Site apresenta o evento anual Design Festa, no qual 10 mil artistas internacionais exibem suas obras.

Excursões alpinas

Com o início do Kamikochi  e da rota alpina de Tateyama Kurobe  em abril, uma terceira opção para explorar os Alpes do Norte do Japão acontece em maio, com a abertura da estrada de ferro do Desfiladeiro de Kurobe .

A partir do primeiro dia do mês, você pode andar pelos trilhos e grandes desfiladeiros até as (ainda nevadas) Montanhas de Tateyama. Embora fique lotado nos períodos de pico, o passeio é uma boa alternativa para o turismo convencional.
 

FONTE: JNTO Japão para Brasileiro.

Voltar para o blog
1 de 3